Dia 17/09 - 3ª EDIÇÃO DO “UM POEMA EM CADA ÁRVORE” EM POÁ

    0

FOLHETIM CULTURAL ABRE INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO “UM POEMA EM CADA ÁRVORE” EM POÁ

Em parceria com o Instituto PSIA, o Folhetim Cultural dará oportunidade aos escritores de todo o país para divulgarem suas produções literárias.

Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa possui uma característica pioneira e de fácil replicação que se propõe à construção de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia e divulgação do trabalho de poetas contemporâneos para novos públicos.



Os interessados em participar da exposição deverão encaminhar seu texto (todo tipo de obra literária será aceita, tema livre) por email em anexo com minibiografia do autor e os seguintes dados: Telefone, endereço, título do texto, nome completo e pseudônimo para folhetimcultural@hotmail.com até o dia 17 de setembro podendo ser enviados até dois textos por autor. Os textos serão expostos nos bairros Vila Mauro e Jardim Beatriz, em Poá.

A 1º Mobilização Nacional realizada em 21 de setembro de 2012 ocorreu em Poá e mais 130 cidades brasileiras. No ano passado Poá e Santa Isabel receberam o evento no Alto Tietê. Os Articuladores locais na região são a estudante de jornalismo e poeta Dhyne Paiva e o poeta e blogueiro Magno Oliveira, que explica o que “A Mobilização Nacional constitui uma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais, instituições e estudantes mobilizados em levar a poesia onde o povo está”.

Neste ano os bairros, que serão contemplados com o projeto são Vila Mauro (divisa de Poá com Suzano) e Jardim Beatriz (próximo aos bairros Emília e Pinheiro em Poá). “As duas edições anteriores contemplamos a região central. Entendemos que é importante a descentralização, é essencial permitirmos o fácil acesso a literatura para as pessoas de locais distantes do centro onde é que geralmente ocorrem as atividades culturais na cidade”. Diz Magno Oliveira, que completa “Com isso democratizamos o acesso à leitura”.

Outras atividades estão sendo elaboradas pelos organizadores da atividade na cidade, por exemplo, roda de leitura e sorteio de livros.

Premiações

O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas premiadas com o Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014, concedido pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.

Powered by Blogger .