Dia 30/10 - { S H O W } No Abafo da Munganga - Juh Viera e Jua de Casaforte

    0

 


Dia 30/10, a partir das 20h, no Galpão Arthur Netto, os músicos e compositores Juá de Casa Forte e Juh Vieira serão os responsáveis pela apresentação intitulada “NO ABAFO DA MUNGANGA, o currupio do revorteio”. A idéia da apresentação surgiu por provocação da equipe coordenadora do Galpão, que queria criar a tradição de fazer um forró a cada dois meses no espaço. “Conversamos com o Juá e ele, então, propôs uma atividade do tipo SAMBADA, com muitos ritmos do gênero forró, que engloba xote, baião, coco, xaxado, bumba meu boi, etc”, diz Manoel Mesquita Junior, gestor do Galpão. “É FESTA PRA DANÇAR! Forrobodó!!”, dispara Juá de Casa Forte. Os ingressos custam 10 reais (preço único) e haverá comidas e bebidas para vender no “Bar do Abafo”.


Forró

A inspiração dos músicos são as Festas Juninas, os ARRAIAIS, que são festas em grandes tendas e palhoças construídas nas ruas, sítios, fazendas, com muita comida e bebidas típicas. Nesse caso, grupos musicais, chamados trios de forró, tocam repertório referentes às comemorações de Santo Antonio, São Benedito, São João e São Pedro. Tradicionalmente, os trios são compostos por três instrumentos: dois de percussão zabumba e triângulo e um, melódico e harmônico, a sanfona ou oito baixos (pé de bode). Dependendo da região, há a inclusão da rabeca. Nesses forrós-bodós toca-se xote, baião, arrastapé, coco, xaxado e vários outros ritmos. A festa sempre vai até o amanhecer.
Um ritmo preponderante na festa é o baião, ritmo tipicamente nordestino, com influência da música dos cristãos novos vindos de Portugal, e que alcançou popularidade, por volta de 1950, com Luiz Gonzaga, intitulado " REI DO BAIAÕ "

Juá de Casa Forte

Nascido em Recife, no bairro de Casa Forte, o músico é apaixonado pela Cultura Popular e toda maneira de expressão musical, seja ela erudita, popular, religiosa.
Formado em 2005 em Percussão Popular pela Universidade Livre de Música - Tom Jobim, onde teve aulas de piano, prática de banda, percussão erudita e popular, etc. Integrou o grupo Jabuticaqui - Ritmo e Tradição, a TransOrquestra, a Orquestra de Violão da ULM, etc. Em Mogi acompanhou diversos artistas como Aline Chiaradia, Ph - Paulo Henrique, Valdir Vera, entre outros. No teatro já participou de peças com os Contadores de Mentira, e Quântica Teatro Laboratório, etc.
Atualmente realiza apresentações solos e com o amigo, músico e compositor Juh Vieira; Ministra Oficinas de Percussão, Roda de Tambores e Musicalização.

Serviço

O que: No Abafo da Munganga,o currupio do revorteio (Show musical)
Quem: Juá de Casa Forte e Juh Vieira
Quando: 30 de outubro, sexta, 20h
Quanto: R$10,00 (preço único)
Onde: Galpão Arthur Netto – Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23, Jardim Santista, Mogi das Cruzes, SP
Classificação etária: 14 anos
Info: galpaoarthurnetto@uol.com.br ou (11) 3433 9841 ou www.facebook/galpaoarthurnetto
www.galpaoarthurnetto.com

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .