Dia 15/11 - Exposição "ORIENTE-SE" no Casarão do Chá

    0



No próximo domingo, dia 15 de novembro, o Casarão do Chá, localizado na Estrada do Chá, Cx 05 Cocuera, inaugura a exposição Oriente –se, consequencia de uma viagem de 3 meses de bicicleta pelo continente asiático do casal Ernesto Stock e Andreza Teixeira.

A exposição é composta de uma mostra fotográfica com 16 imagens e do resultado do intercâmbio de pinturas e desenhos entre alunos do Small Arts School do Cambodia e do Atelier do Olhar, aqui de Mogi das Cruzes.

Segundo Ernesto, “a exposição é a tentativa, a partir de imagens, de dar conta de um universo tão exuberante e diferente do nosso, tanto no que diz respeito as representações pictóricas, quanto às filosofias essencias que baseiam os modos de vida”. “ Conscientes da nossa impossibilidade de compreender mais profundamente todo aquele mundo recém descoberto, optamos por assumir o deslumbramento que todo aquele emaranhado de sensações nos causava. Também por isso optamos por uma exposição combinando fotos e desenhos.”

Andreza, que há mais de 18 anos trabalha como arte educadora e é responsável pelo Atelier do Olhar, viu na viagem um caminho para aprofundar sua pesquisa na criação da arte infantil, tanto nos processos de produção, na forma, quanto no conteúdo. “Há cerca de 15 anos atrás, no início do meu caminho na arte educação, ficamos acampados mais de uma mês em uma comunidade de pescadores em uma ilha no sul da Bahia. Durante a manhã, desenhava com as crianças na areia. Como a maré baixava muito, todos os barcos ficavam encalhados durante a tarde e assim eram representados, como uma escultura, fora do mar. Assim faziam sentido, mais do que na água. Esse sentido passou a me interessar cada vez mais e encontrou na Asia o seu ponto máximo”.

A escolha da bicicleta como meio de transporte para realizar a viagem deve-se, sobretudo, a facilidade de acesso a regiões remotas e a possibilidade de vivenciar mais intensamente cada sentido despertado por cada nova situação. “a bicicleta é um veículo versátil, sustentável e extremamente simpático. O fato de viajarmos com ela facilitava muito o contato e a aproximação com as comunidades e as dezenas de minorias éticas que vivem as margens sul do himalaia entre o Vietnã, o Laos e a Tailândia. Visitamos dezenas delas e fomos bem recebidos em todas” – destaca Ernesto.

“Poder expor nosso trabalho no Casarão do Chá, ícone da cultura e da complexidade do oriente na região é um privilégio enorme. Não poderia haver lugar que dialogasse mais com nossa proposta do que esse espaço tão representativo e cheio de histórias lindas. Fora que é bonito demais!” – conclui Ernesto

No dia 13 de dezembro, a partir das 10:00hrs, a Andreza Teixeira vai realizar uma aula de desenho de observação com os alunos do Atelier do Olhar como parte da programação.

A exposição fica no Casarão do Chá do dia 15 de novembro ao dia 10 de janeiro de 2016, todos os domingos, das 9:00 as 17:00. A Entrada é gratuita.

Contato:
Ernesto Stock <oratoriofilmes@gmail.com> / 11 94554-8362
Casarão do Chá <acasaraodocha@gmail.com> / 11 4792-2164

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .