Dia 21/11 - Uma Noite Nos Tempos da Brilhantina – musical #Suzano

    0



SERVIÇO

O QUÊ: Uma Noite Nos Tempos da Brilhantina – musical
QUEM: Espaço Artístico Luana Pinheiro e Fernanda Moretti Arte do Movimento
QUANDO: 21/11/2015 às 19h30
ONDE: Teatro Municipal Armando de Ré – Suzano
QUANTO: ingressos à venda por R$ 20,00 (antecipados) nas secretarias das escolas de dança de Fernanda Moretti, Luana Pinheiro e Danielle Bittencourt.

Informações: 2378-4250

Uma Noite Nos Tempos da Brilhantina
RELEASE
Elenco formado por bailarinos de três escolas leva musical a Suzano!


            No próximo sábado, dia 21 às 19h30 haverá mais uma apresentação de Uma Noite Nos Tempos da Brilhantina que abalou a cena cultural mogiana no primeiro semestre. Mesmo que tivesse uma programação de reapresentações apenas para o ano que vem, o musical volta à cena no palco de Suzano atendendo a pedidos de quem viu e queria ver de novo e de quem perdeu e não queria mais esperar para ver!
            A noite será abrilhantada com breve apresentação dos alunos do Espaço Artístico Luana Pinheiro, escola que promove o evento deste sábado.
            A produção é de Fernanda Moretti Arte do Movimento que estreia musicais desde 2009 quando fez a montagem de Dançando na Chuva, um espetáculo de dança que reproduziu roteiro, músicas e coreografias do filme Cantando na Chuva.
            Em 2013 realizou a montagem de CATS, de Andrew Lloyd Weber, com roteiro e adaptação coreográfica livre de Cleiton Costa. O sucesso de público foi tamanho que em 2014 as apresentações continuaram em cartaz e então foi fixado no calendário da Escola a estreia de um musical a cada dois anos com coreografias de Cleiton Costa e produção de Fernanda Moretti Arte do Movimento.
            As montagens são adaptações cênicas livres do coreógrafo que estuda a fundo o trabalho coreográfico original dos musicais, mantendo seus roteiros e enredo. O elenco é formado por seus alunos em nível avançado ou já profissionais, os quais respondem prontamente ao desafio.
            Em junho de 2015 estreou Uma Noite Nos Tempos da Brilhantina que lotou o Teatro Vasques em Mogi das Cruzes. O musical foi elaborado sobre um roteiro inspirado nos filmes Grease, Nos Tempos da Brilhantina e Nos Embalos de Sábado à Noite, cuja trilha sonora mescla canções de ambos.
            Um triângulo amoroso se desenvolve no interior de um baile estudantil de verão, sendo o cenário criado para reproduzir o ambiente de uma danceteria com as músicas de grande sucesso dos anos 70 que ainda esquentam festas e danceterias de públicos de todas as idades .
            O elenco é formado por bailarinos de três escolas diferentes, todos estudantes do Professor e Coreógrafo Cleiton Costa. Deste modo, estão juntos em cena o Ballet Danielle Bittencourt, Espaço Artístico Luana Pinheiro e Fernanda Moretti Escola de Dança.
            Segundo Cleiton, “só reunimos escolas de dança em eventos competitivos e desta vez estaremos reunindo três escolas para construir um trabalho e não para competir!” Isto é inédito e enriquecedor na cidade. A estreia no primeiro semestre foi sucesso de público, o que levou a esta reapresentação no mesmo ano.



A Produção de Musicais

            O jazz musical tem linguagem própria e este importante estudo na formação do bailarino atual é levado aos alunos. Em linguagem corporal madura e lapidada em aulas de expressão corporal, o grupo recebe, ainda, aulas de maquiagem cênica específica ao tema encenado.
            A produção de musicais ganhou hoje amplo espaço na cena cultural do eixo Rio-São Paulo. As montagens originais supervisionadas por produtores internacionais tem sido realizadas com sucesso da crítica e do público de todo país que vem às capitais para assistir.
            Acompanhar este processo com montagens livres mas fiéis aos enredos originais coloca o público do Alto Tietê a par do que podemos considerar a ópera contemporânea do século XX e XXI: libreto, música, canto, encenação e dança em linguagens e contextos atuais.

CLEITON COSTA
            Professor e coreógrafo Cleiton Costa é dos mais requisitados entre as escolas da região de Mogi das Cruzes, Suzano e Alto Tietê. Sua formação impecável na técnica clássica e em balés de repertório foi apenas o início do bailarino contemporâneo que se tornou e igualmente técnico. Criativo e sensível, começou a coreografar para o Projeto Dançar em 2010. Tamanho talento e afinidade em pensamento e fazer artístico com o grupo foi o que lhe permitiu tão logo estender sua arte além das salas de aula para processos de criação profundos e intensos.      Em 2011 coreografou para Esther Marcondes o solo Ato de Contrição que gerou o projeto e, então, espetáculo e vídeodança Em 3 Tempos. Em 2012 fez temporada de 9 meses como bailarino em uma companhia brasileira de musicais na Turquia, mas ao retornar ao Brasil, fez novamente residência no Projeto Dançar. Tão logo retornou, iniciou a montagem de seu experimento com musicais para as turmas de jazz juvenil intermediária e avançada da Escola de Dança Fernanda Moretti. Em 2015 esteve no elenco do musical de A Branca de Neve no Teatro Bradesco em São Paulo.

FERNANDA MORETTI e JAQUELINE VIEIRA
            Fernanda Moretti, bailarina e eutonista, mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo assina a produção dos espetáculos que tem participações especiais de bailarinos profissionais da cidade. É produtora cultural há 18 anos em Mogi das Cruzes com eventos que envolvem a dança ou performance em diálogo com as artes plásticas, teatro, literatura e música ao vivo. 
            Outro grande nome da dança acrescenta às cenas o sapateado americano aos musicais: é Jaqueline Vieira, também da equipe de Fernanda Moretti Arte do Movimento que hoje atua como professora de sapateado e bailarina da Companhia do concorrido Grupo Raça de São Paulo. Jaqueline já foi aluna da Escola Coreográfica do Ballet Bolshoi na Rússia em 1998 e da Escola de Dança da Broadway em Nova Iorque em 2013.

FICHA TÉCNICA
Roteiro, Coreografias e Direção: Cleiton Costa
Sapateado Americano: Jaqueline Vieira e Bárbara Rodrigues
Iluminação: Fernanda Moretti
Figurino: Miriam Costuras
Elenco: grupo avançado de jazz e sapateado das Escolas:
Ø  Ballet Danielle Bitencourt (Vila Oliveira, Mogi das Cruzes)
Ø   Espaço Artístico Luana Pinheiro (Centro, Suzano)
Ø   Fernanda Moretti Escola de Dança (Brás Cubas, Mogi das Cruzes)
Produção e Divulgação: Fernanda Moretti Arte do Movimento

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .