Dia 29/11 - Encontro de domingo - Jabuticaqui #Mogi

    0

O Encontro de domingo é uma festa de celebração da cultura popular, realizada pelo grupo Jabuticaqui, com a presença de convidados muito especiais, que representam, incentivam e cultivam nossas tradições.   Acontece a cada dois/três meses, sempre no último domingo do mês. A próxima está chegando - 29 de novembro, com a morte do boi.

“Meu Boi Morreu, Meu boi morreu...”.
E o boi morre encerrando mais um ciclo da brincadeira.  Morre para no próximo ano renascer, no sábado de aleluia, ser batizado em junho e novamente morrer no final do ano. O clima é de festa, mas o sentimento é de alegria e tristeza. Esse sentimento ambíguo permeia todo o desenrolar da morte do boi. O sangue do boi significa vida e bons fluídos para quem dele tomar.
A festa é realizada com muito carinho pelo Jabuticaqui, que conta com apoio dos amigos muito especiais que vem gentilmente apresentar sua arte, e do Galpão Arthur Netto.  Estaremos também comemorando os nove anos do grupo. Viva!
A celebração começará às 15h com “ a última andança do boi” que percorrerá as ruas das redondezas do bairro.
As apresentações começarão às 17h com as boas vindas do Jabuticaqui.
Teremos vendas de comida típica, roupas de chita e outros. 

Convidados
Orquestra de Choro Souza Eurico regido pelo maestro Paulo Henrique (PH) que vai trazer músicas do cancioneiro popular com a participação especial da cantora Mirian Ramos.

Flores do Baoba,  formado pelos músicos   João Yrapoan  e Kelvin Lucas Canhoto,   que apresentarão músicas populares que envolve a matriz africana, de Baden Powell a Kiko Dinucci. Participação especial Memeu Cabral, Helô Rossi e Julia Mafra.


Senta do Dedo – exposição fotográfica de Natália Amschinger

******************* **********************************


Jabuticaqui – Ritmo e Tradição -  Grupo formado em 2006 por músicos e educadores de Mogi das Cruzes, que vivencia a cultura tradicional brasileira, fundamentada em nossas origens mestiças e populares, e tem como principal referência os grupos da tradição maranhense, assim como  o grupo Cupuaçu do nosso querido mestre Tião Carvalho.

Galpão Arthur Netto – Espaço cultural fundado 2009 e que promove oficinas culturais, residência de artistas e apresentações de espetáculos artísticos.


Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .