SARAU ‘LITERATURANOSSA’ FAZ REFERÊNCIA AO MÊS DA MULHER

    0


 
Performance "Rosas", do Coletivo Levante Mulher discute as relações de gênero - Foto: Divulgação
A Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) promove nesta sexta-feira (18) mais uma edição do tradicional Sarau LiteraturaNossa, que trará uma programação que faz referência ao mês da mulher. Entre as atrações estão o lançamento da Antologia "Mais Uma" e a presença da organizadora Carla Pozo, além da performance musical e teatral com o grupo Levante Mulher.

O projeto que conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado de São Paulo será realizado às 19h30 na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630, Jardim Revista, Suzano). Informações pelo telefone (11) 96680-4065, ou no blog literaturanobrasil.blogspot.com/ ou pelo Facebook: Sarau LiteraturaNossa.

A coordenadora do projeto, Landy Freitas, explica que também haverá sorteios de livros, camisetas, DVD de literatura, imãs-poéticos, postais poéticos e outros produtos literários. Os participantes ainda poderão levar publicações para participarem do “Escambo de Livros às Escuras”, iniciativa inusitada que visa a promover a circulação de obras que, muitas vezes, ficam esquecidas em casa.

Para participar, basta separar um livro de conto, poema, cordel, entres outros gêneros, com exceção de obras didáticas, técnicas e apostilas escolares, e levar para trocar no Sarau. A única exigência é que após a troca não será possível devolver o título e tentar retirar outro. Uma nova troca só poderá ser feita no Sarau seguinte.

“O projeto leva esse nome pelo fato de realizar trocas de livros de forma um tanto quanto inusitada, pois ninguém sabe qual livro vai retirar da caixa. É uma forma que encontramos de fazer os frequentadores do Sarau darem uma utilidade às publicações que andam empoeiradas na estante”, diz.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, com a publicação de várias obras em postais e imãs-poéticos, durante as apresentações do Sarau serão selecionados poetas ou escritores para estampar seus versos em canetas personalizadas. O regulamento pode ser consultado no blog.
  

“ROSAS”
A performance “Rosas”, do Coletivo Levante Mulher, é um espetáculo que discute a relação de gênero, o patriarcalismo, o capitalismo e, sobretudo, o machismo imposto, produzido e reproduzido no cotidiano, com referências ao processo histórico e cultural que reduziu as mulheres ao termo pejorativo de “sexo frágil”, ou seja, a violência que atinge a vida da mulher por dentro e por fora. O espetáculo traz também a força para se erguer, transformar e romper com velhos paradigmas, mostrando que as Rosas falam e lutam.

“MAIS UMA”
Com a organização de Carla Pozo, o projeto “Mais Uma” nasceu em novembro de 2014 com a proposta de ser inicialmente apenas um livro. O projeto cresceu e ganhou uma concepção artística que vai dialogar com o leitor entre letras e imagens, reunindo o trabalho de 35 mulheres.

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .