BAIÃO DE 2 FAZ TEMPORADA NA REGIÃO COM PEÇA SOBRE CULTURA NORDESTINA

    0



A Trupe Baião de 2 chega ao Alto Tietê neste final de semana para apresentar um espetáculo divertido e com elementos da cultura popular, performances circences e dança com a peça Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos. A primeira cidade a receber o grupo é Suzano, nesta sexta-feira (30), na Praça João Pessoa, no Centro. Até o final de outubro, eles irão passar por Guararema, Ferraz de Vasconcelos, São Miguel Paulista, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.
Uma grande festa em celebração à cultura nordestina. Formada por Guilherme Awazu e Rachel Monteiro, a Trupe Baião de 2 é um grupo de circo contemporâneo que vem ganhando espaço por ir além da diversão e exibição de habilidades técnicas, apresentando um trabalho potente, delicado e poético. A montagem é feita para ruas e praças e tem como temática os retirantes nordestinos e seus (des)caminhos. O grupo realiza circulação do espetáculo através do edital ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado.

Em “Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos” as malas carregam os sonhos de um casal de retirantes que está construindo um novo lar. Malas, que convencionalmente estão presentes em encontros e despedidas, que levam objetos repletos de afetos e significados, mas também a esperança e expectativa de uma vida nova. A alegria, o trabalho, o cansaço e a esperança, se misturam às técnicas circenses em uma contagiante coreografia. A montagem de um lar, a reafirmação de um vínculo de amor e companheirismo. O conceito de retirante pensado nesta criação é diferente dos retirantes retratados por Portinari, por exemplo, que evidenciou a ideia de sofrimento. Esta montagem trata de um casal sonhador e romântico, que busca sua felicidade em terras mais abastadas que as suas, sem nunca perder a alegria e nem deixar de sonhar.
O espetáculo tem clima de festa e começa com um cortejo ao som do maracatu, seguido de um número de perna-de-pau, realizado como uma grande brincadeira acrobática no ritmo do Coco, convidando os passantes para se achegar e conhecer uma história composta por elementos típicos da cultura nordestina.
A direção artística é de Ronaldo Aguiar, importante artista da cena circense atual, diretor artístico dos Doutores da Alegria, que trabalhou com importantes nomes como Circo Roda, Circo Zanni, Circo Mínimo, Academia Brasileira de Circo e Universool Circus E.U.A. e que realizou um trabalho fundamental assessorando e situando os membros da Trupe, neste imaginário cheio de cores e danças. A direção de produção é de Marcia Vilela, da Arena Projetos.
A apresentação em Suzano contará ainda com intérprete de libras e, no final, a trupe realiza um bate-papo sobre o espetáculo e o circo.
Serviço
Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos
Datas, locais e horários:
30/09 - Suzano - Praça João Pessoa s/n – Centro -  11h e 14h30
01/10 - Guararema – Pátio Central do Bairro Luís Carlos - 10h30 e 15h30
07/10 – Ferraz de Vasconcelos – Praça Independência, Centro (Estação CPTM) - 11h/16h
08/10 - São Miguel Paulista – Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró) - 13h
14/10 – Itaquaquecetuba – Pátio da Feira - Estrada de Santa Isabel, n° 3.500 - 15h e 18h30
21/10 – Mogi das Cruzes – Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros , 360 - 10h e 14h
Valor: Grátis
Classificação: Livre
Informações: retirantes.wordpress.com e www.facebook.com/TrupeBaiaoDe2
Foto: Ariane Artiolli

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .