CENSURA À IMPRENSA É TEMA DE CINEDEBATE NA UMC NESTA SEXTA

    0


  
Nesta sexta-feira (11), às 14 horas, o projeto Mimese – Cineclube, da Universidade Mogi das Cruzes (UMC) exibirá o documentário “Estranhos na Noite”, que retrata o período da censura no jornal O Estado de S. Paulo. O jornalista José Maria Mayrink, roteirista do filme e o responsável pelo Estadão Acervo, Edmundo Leite estarão no auditório do Centro Cultural da UMC para um debate com os alunos do curso de Comunicação Social. O evento deste mês tem o apoio do Jornal Plural, patrocínio da Gaia Brasil e a entrada é gratuita e aberta à comunidade.

A produção dirigida por Camilo Tavares traz uma série de entrevistas e relatos de jornalistas do Estadão e como era o convívio deles com a presença dos censores, figura institucional do regime militar que controlava toda e qualquer reportagem que era publicada pelo jornal. Fotos também ilustram como era o trabalho destes funcionários do governo e mostram dezenas de páginas literalmente rabiscadas com observações feitas daquilo que podia ou não ser veiculado.

Mesmo diante deste cenário, o filme busca mostrar o lado dos profissionais, repórteres e editores, que em defesa da liberdade de imprensa escreveram suas reportagens sob ameaça de prisão, tortura e morte. Durante a vigência do Ato Institucional nº 5 (AI-5), a censura foi imposta rigorosamente até o dia 4 de janeiro de 1975, ano do centenário do jornal. A realização é da Pequi Filmes.

Após a exibição do filme o professor Guillermo Gumucio, que é o curador do Mimese, irá propor um bate-papo com os autores do Estranhos na Noite, o que deverá contribuir na formação jornalística dos estudantes de Comunicação da UMC. O Mimese tem o objetivo de discutir temas de cunho social por meio das produções apresentadas. A realização é do Laboratório de Comunicação (LabCom) e da Agência Experimental de Comunicação (AECom) da UMC.

Serviço
Projeto Mimese – Estranhos na Noite
Data: 11/11
Horário: 14h
Local: Auditório do Centro Cultural da UMC - entrada pela portaria 1 – Avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Centro Cívico, Mogi das Cruzes
Entrada gratuita

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .