NÚCLEO TEATRAL OPERETA REALIZA FESTIVAL ARTE NEGRA EM NOVEMBRO

    0



Nesta sexta-feira (4), ocorrerá o 1º Festival de “Arte Negra”, no Espaço Cultural Opereta, em Poá. Para abrir o evento, o núcleo feminino da peça, “Opereta Canta Zumbi, faz uma apresentação intitulada de “Zumbi por Elas”, com canções da montagem, às 19 horas; em seguida, as artistas, Jessica Nascimento, Jô Freitas e Pollyana Almië, participam de uma roda de conversa sobre “O Papel da Mulher Negra na Construção e Preservação da Identidade Negra”, e para encerrar com festa este primeiro dia, um show do BatucAfro, evento realizado na Zona Leste de São Paulo que reúne diversos artistas.

As atividades acontecerão durante as quintas e sextas-feiras do mês de novembro, isso porque, nesse mês, celebra-se a Consciência Negra no dia 20. O Festival é justamente uma forma que o Núcleo Teatral Opereta (NTO), curador do evento, encontrou para debater o tema e atrelar à questão a arte.  “Tínhamos durante essa época, o ‘Zumbi na Veia’ que funcionava no formato de sarau. Neste ano, nós do NTO, resolvemos colocar mais atrações durante o mês todo e enriquecer ainda mais o debate do movimento negro”, comenta Pamella Carmo, atriz, cantora e uma das responsáveis pelo festival.

Na próxima quinta-feira (10) a programação continua.  Juliana Ferraz do Grupo Afrosol, às 16 horas, ministra uma vivência da “Dança Kassa: Inspirada na Cultura Mandingue”.

E na sexta-feira (11), dois shows integram a programação. Às 20 horas, a Drag Queen negra, Kimberlly Fly, personagem do ator José Rivaldo, faz uma performance da música Canto das Três Raças e, em seguida, o grupo Homens de Saia, fazem um intervenção artística, sob o debate da ancestralidade e sobre a liberdade de gênero. 

Na semana seguinte, na quinta-feira (17), haverá um encontro entre Poetas e Dramaturgos Negros, como convidados para a mesa: Cleyton Mendes, Camila Rafael e Cláudio Domingos Fernandes. No dia seguinte, mais uma roda de conversa. Dessa vez com o tema “Candomblé de Yabás” - Babá Hugo de Ode e, em seguida, uma intervenção Afro, com Daniel Marques.

E para encerrar o festival, na sexta-feira (25), rola o show dos grupos Runsó + Banhu Maria, às 20 horas. “Toda essa atração é pensada para agregar e reforçar o compromisso que a Associação Cultural Opereta tem com a luta e direito da população negra”, reforça Silas Xavier, músico, ator e um dos organizadores do festival.

Serviço
Festival Arte Negra
Data: de 04 a 25/11
Horário: confira programação em
Local – Espaço Cultural Opereta – Rua Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter, Poá
Valor: Grátis
Classificação: Não informada
Foto: Divulgação

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .