CONTADORES DE MENTIRA ENCERRA 2016 COM 66 ATIVIDADES CULTURAIS

    0

Foto: Divulgação


Sem dúvidas, 2016 foi um ano conturbado e agitado para todos, especialmente e de forma positiva para os Contadores de Mentira, grupo teatral de Suzano. Foram 66 atividades culturais dentre espetáculos, shows, oficinas, demonstrações, palestras e rodas de bate-papo, com isso um total de 277 artistas encantando um público de mais de 2.800 pessoas entre fevereiro e dezembro.

Em 2016, o grupo desenvolveu os projetos: - “Atuadores de barro na cidade de concreto”, “Ventre em teia – Encontro de mulheres da cena”, “Pátio e Palco – vivências artísticas na escola”, “Pague quanto puder” (para formação de público), "Encontro para celebração e rito” e “Ofício e Raízes”, todos com objetivo em comum de expansão artística para os participantes e entretenimento cultural para o público.

No ano passado, o grupo também realizou duas viagens internacionais, a primeira em setembro para a cidade de Lima no Peru, onde participaram do Festival Fusion Teatro, realizaram conferências na Pontifícia Universidade Católica do Peru, oficinas na Universidade Nacional de Engenharia do Peru, e intercâmbio com trocas artísticas e apresentações com o grupo Yuyashikani, um dos mais importantes grupos da América Latina, com 45 anos de atuação. A passagem dos Contadores por Lima foi compartilhada com aproximadamente 350 pessoas, num grande encontro de Hermanos.

A segunda viagem do grupo foi para a cidade de Loja no Equador, onde participaram do Primer Festival de Artes Vivas de Loja, uma mega encontro que reuniu alguns dos principais grupos de teatro do mundo, como Yuyashikani do Peru, Odin Teatret da Dinamarca, Teatro da Candelária da Colombia, e Contraelviento do Equador. Num todo foram 14 países envolvidos e mais de 300 artistas. O festival foi considerado um dos maiores da América Latina, e os Contadores foram convidados a integrar este grande encontro com o espetáculo “Curra-temperos sobre Medeia”, a obra mais antiga no repertório atual do grupo.

“Foi um ano de muita luta, ano de unir forças e sair em defesa de nossos avanços como artistas e cidadãos, estivemos nas ruas, nos espaços culturais, nas redes, nas escritas, nas falas, firmes no objetivo de não regredir nenhum passo, foi um ano de não descanso, um ano de se manter de pé e em frente, nosso país deu alguns passos atrás, mas nós seguiremos na luta”, diz Daniele Santana, atriz dos Contadores e gestora no espaço do grupo.

Em 2017

Para o próximo ano os Contadores já têm um planejamento intenso de atividades em sua sede, com formação em teatro, apresentações, temporadas, shows, festivais, encontros, e mais projetos que este ano. Também já têm confirmada mais três viagens internacionais e a estreia de dois espetáculos. (Colaborou Dhyne Paiva)

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .