MOGI SEDIA 2ª MOSTRA DE TEATRO ACESSÍVEL NESTA 6ª FEIRA

    0


 Entre os destaques da programação está a peça Os Inclusos e os Sisos

Nesta sexta-feira (6) Mogi das Cruzes será sede da 2ª Mostra de Teatro Acessível realizada pela ONG Escola de Gente. O destaque vai para as apresentações do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, criado pela atriz Tatá Werneck e já assistido por mais de 100 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil.

Sempre com muito humor, o grupo encanta pessoas com e sem deficiência com espetáculos em que todos podem participar. Para isso, são disponibilizados oito recursos de acessibilidade, como intérprete da Língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material de comunicação em braile e formatos digitais. A peça será no dia 6, às 14h30, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), na Rua Antenor Leite da Cunha 55, Nova Mogilar.

O projeto conta com o patrocínio da MRS, por meio de lei Rouanet do Ministério da Cultura e com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Ao todo 15 cidades, em três estados diferentes, já puderam assistir a espetáculos teatrais, oficinas de teatro acessível, palestras e distribuição de livros com total acessibilidade. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.

“Essa é uma grande conquista da Região e que dá a oportunidade para que todas as pessoas, independente de necessidades específicas, possam assistir a um espetáculo teatral de qualidade. A inclusão é um tema de relevância nos municípios e iniciativas como essas propiciam uma importante integração entre as áreas que atuam com assistência social, cultura e educação”, ressalta Adriano Leite, presidente do Condemat. 

A ONG Escola de Gente, fundada pela jornalista e escritora, Claudia Werneck organiza a mostra. “É preciso sensibilizar toda a sociedade, incluindo a classe artística e o poder público, para que sejam incorporadas práticas inclusivas, previstas na legislação, na área da cultura. A mostra não tem o objetivo de garantir apenas que pessoas com deficiência estejam nas plateias, mas que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam fruir e participar das produções com total dignidade”, defende Claudia.

A peça
“Os Inclusos e os Sisos” surgiram em 2003, a partir da iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade. Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas (ONU) em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo.

O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Guararema e Mogi das Cruzes, da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, da Fundação Pedro Jorge, da Associação Nacional dos Procuradores da República e do Senado Federal.

SERVIÇO
2ª Mostra de Teatro Acessível
Data: 06/10
Horário: a partir das 14h30
Local: Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), Rua Antenor Leite da Cunha 55, Nova Mogilar, Mogi das Cruzes
Valor: Grátis
Classificação: Livre
Foto: Luciano Borgado/Divulgação

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .