Até 30/11 - Exposição celebra mês da Consciência Negra na #Piaget - De 03 a 30/11

    0


ARTES PLÁSTICAS

Exposição celebra mês da Consciência Negra

      

      

Mostra “Congá”, que reúne obras da artista plástica Aline Baliberdin será aberta ao público nesta terça-feira (3 de novembro) no saguão de entrada do prédio 7 da Faculdade Piaget (Avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Parque Suzano, em Suzano) por meio do Projeto de parceria entre APECC/Piaget

Em alusão ao Dia das Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Associação Paulista de Esporte, Cultura e Cidadania (APECC) por meio de uma parceria com a Faculdade Piaget levará para a instituição de ensino a mostra de artes “Congá”. A exposição entrará em cartaz na próxima terça-feira (3 de novembro) e poderá ser conferida até o dia 30, gratuitamente, no saguão de entrada do prédio 7 da Faculdade Piaget (Avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Parque Suzano, em Suzano). A atividade é uma das ações do projeto InSanos Convida que nesta edição reunirá obras de linguagem pictórica, entre telas, desenhos e objetos visuais da artista plástica Aline Baliberdin.

O coordenador da parceria APECC/Piaget, Walmir Pinto, destaca que a abertura oficial da mostra será realizada no dia 10 de novembro e para a cerimônia foi convidado o grupo de dança nigeriano Adimula Afrikambo.

A artista plástica Aline Baliberdin levará para a mostra em torno de 20 a 30 obras, sendo alguns trabalhos inéditos e de registro pessoal, que retratam sua visão sobre a construção imagética de mitos e crenças do imaginário popular brasileiro. Segundo ela, as imagens criadas para a exposição remetem a um universo místico e ancestral:

“São obras produzidas com o objetivo de propor a reflexão sobre nossas raízes e crenças, muitas vezes expressas em ritos de natureza artística, como danças e vestimentas peculiares”, diz a artista que durante anos de pesquisa sobre grupos culturais brasileiros, como a Congada, Capoeira, o Maracatu, entre outros e também das religiões de matriz africana como o Candomblé, produziu uma série de desenhos e telas que investigam essa temática.

De origem africana, a palavra congá significa altar, em que ficam expostas as imagens religiosas nos templos. Ao trazer essa mesma referência para o trabalho artístico, a exposição convida o público a um passeio nesse universo no qual as obras representam a sagrada raiz da cultura brasileira.

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .