Até 20/11 - Inscrições para a 10ª edição do CineFest Votorantim

    0

As inscrições para a 10ª edição do CineFest Votorantim chegam na reta final e terminam nesta sexta-feira (20). Curtas-metragens de todo Brasil ainda podem ser inscritos no site www.cinefestvotorantim.com.br, conforme regulamento que consta no portal. O evento conta com a premiação no valor de R$3.000,00 para cada filme vencedor das mostras competitivas – mostra nacional, regional,ambiental e júri popular. Lembrando que cada filme que não for da região de Sorocaba e for selecionado para as mostras competitivas terá a oportunidade de trazer um realizador para prestigiar o evento pessoalmente com todas as despesas de viagem pagas pelo festival. O CineFest, que acontece de 15 a 27 de fevereiro no Teatro Municipal Francisco Beranger, também contará com exibições nos bairros de Votorantim, na Praça de Eventos e na Pedreira Icatu.

Faltando pouco para o final do período de inscrições, a organização já comemora um grande número de filmes inscritos e que abrangem as 5 regiões do Brasil. Segundo o secretário de cultura Marcelo Domingues e Douglas Garcia, coordenador geral do evento, somente seis estados do País ainda não têm representantes participando da seleção, que são Acre, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. “As inscrições já superaram o número da edição passada e estão próximas de bater o recorde entre todas as edições. A 10ª edição do CineFest Votorantim tem tudo para ser histórica”, acrescenta Garcia.

A edição do ano que vem, terá curadoria do jornalista Gai Sang, que participa do festival desde as primeiras edições. Os filmes selecionados para as mostras competitivas – mostra nacional, regional e ambiental – serão avaliados pelo júri especializado que conta com a participação de nomes como Paulo Aranha, Ricardo Camargo, Thais Emília, Cássio Starling, Itamar Borges e Nelson Toledo. E, como novidade nessa 10º edição, as obras que não forem selecionadas para disputa dos prêmios ainda poderão participar das mostras paralelas que serão exibidas nos bairros de Votorantim.

A programação da décima edição terá a duração de 13 dias e será composta por: Mostra Pindorama: mostra competitiva nacional; Mostra Cachoeira: mostra competitiva regional; Mostra Raízes: mostra competitiva ambiental; Mostra Paralela: exibição de curtas-metragens nos bairros de Votorantim; Mostra Inclusiva: exibição audiovisual com áudio e vídeo descrição; Mostra Um Minuto: exibição de vinhetas criadas por alunos do Núcleo de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Votorantim; Fórum: “Produzindo Cinema no Interior”; Debates: conversa entre realizadores e público em geral; Oficinas e Workshops: “Animação”, “Interpretação para cinema” e “Rodando um Curta”.

Também são previstos para o festival shows musicais e um espaço gastronômico. Nesta edição, o evento espera atingir cerca de 8.000 pessoas. O CineFest é realizado pela Totem Cultural e Governo do Estado, com correalização da Prefeitura de Votorantim e conta com os apoios do Proac, Ceunsp e SESC Sorocaba. Para mais informações sobre as inscrições, o regulamento está disponível no site: www.cinefestvotorantim.com.br.

O CineFest Votorantim

O festival teve sua primeira edição como “Curta Vídeo Votorantim” no ano de 2004. Devido ao seu grande sucesso ao longo dos anos, transformou-se em 2009 em um festival de abrangência nacional, passando assim a chamar-se “CineFest Votorantim”. Na última edição que ocorreu em 2014 o “9° CineFest Votorantim” teve a duração de 7 dias atingindo 2.700 pessoas, recebeu mais de 360 inscrições, selecionando e exibindo 60 curtas.

O festival tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e difusão de obras audiovisuais produzidas na região e no Brasil,incentivar a formação de profissionais por meio de debates, oficinas, workshops e discussões sobre novas tendências e linguagens. Além de fomentar a formação de público na área do audiovisual por meio darealização gratuita de um festival de cinema e promover a cultura criando maior acessibilidade ao cinema no interior paulista.

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .