Dia 03/12 - O Comunidade do Conto está de volta e repleto de novidades

    0

LITERATURA

Comunidade do Conto retoma atividades na quarta-feira (3/2) e comemora conquista do ProAC

Subsídio do governo do Estado de São Paulo possibilitará a ampliação das ações do projeto, que em 2016 completa seis anos, além da publicação de quatro mil exemplares de um fanzine que será distribuído gratuitamente nas escolas da rede de ensino estadual

O Comunidade do Conto está de volta e repleto de novidades. O projeto de discussão e aprimoramento da técnica literária da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) que em 2016 completa seis anos retoma suas atividades na quarta-feira (3 de fevereiro) e promete movimentar o Alto Tietê após ter sido selecionado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado de São Paulo para ampliar suas ações na região.

O subsídio possibilitará o incremento das atividades de incentivo à leitura do grupo, que este ano reforçará o time de convidados mediadores para suas edições, além de permitir a publicação de quatro edições do fanzine “Vasto”, que reunirá obras literárias produzidas nos encontros. Será publicado um volume por bimestre, com mil exemplares cada.

Como explica o escritor suzanense, membro-fundador da ACLB e responsável pelo projeto, Ademiro Alves, o Sacolinha, as publicações serão distribuídas gratuitamente nas escolas públicas da rede de ensino do Estado de São Paulo:

“Esse material ajudará a subsidiar outras ações de incentivo à leitura que desenvolvemos com os estudantes, como o ‘Sarau nas Escolas’. Será um ganho imensurável sobretudo para Suzano, que atualmente sofre com a escassez de atividades culturais e falta de ações e incentivo do poder público local”, diz.

1a EDIÇÃO

O Comunidade do Conto retoma suas atividades na quarta-feira (3 de fevereiro), a partir das 19 horas, quando os autores regionais se reunirão para debater o tema “Álcool e Juventude”. O encontro terá como mediador convidado o escritor e professor Sérsi Bardari e contará com a participação especial do beco de escritores de São Paulo e do autor paulistano Escobar Franelas.

Com entrada gratuita e aberta a todos os interessados, o Comunidade do Conto será realizado na Sala de Teatro da companhia “Atores Insanos”, abrigada na Faculdade Piaget (Av. Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, em Suzano).

Realizado toda primeira quarta-feira do mês o Comunidade do Conto foi inspirado no Clube do Conto, da Paraíba, e tem como premissa debater temas que irão nortear as produções textuais do grupo de escritores suzanense. Além dos assuntos, os participantes também se reúnem para comentar as obras produzidas. O objetivo é aprimorar a técnica literária e enriquecer as futuras produções.

Em 2016 o projeto segue nos mesmos moldes do ano passado. Num mês os escritores se reúnem com um mediador convidado para debater o tema proposto e no outro para analisar os textos redigidos dentro da temática abordada.

Nessa primeira edição do ano o convidado Sérsi Bardari mediará o debate sobre “Álcool e Juventude”. O objetivo é que as discussões auxiliem os demais escritores participantes em suas produções textuais que serão apresentadas ao grupo no próximo encontro, previsto para o dia 2 de março.

“Também contaremos com o reforço do Beco de Escritores, um grupo de contistas de São Paulo que virá para engrossar o projeto, além do escritor Escobar Franelas, de São Miguel Paulista, membro do projeto Casa Amarela. O encontro tem tudo para ser um momento bastante produtivo, com muita troca de informação e oportunidade para ampliar conhecimentos”, ressalta Sacolinha.

CURRÍCULO

Sérsi Bardari é jornalista, escritor de literatura infanto-juvenil e professor universitário. Formado em Jornalismo e Publicidade, atuou por quase duas décadas como redator jornalístico e publicitário em diversas instituições. É também mestre emFilologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, também pela USP.

 

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .