FESTIVAL KNOTS NUDOS DE TEATRO CHEGA EM MOGI NESTE DOMINGO

    0



Às vezes, é na escassez que surge a criatividade. O Festival Internacional de Teatro de grupo Knots Nudos, que chega a Mogi das Cruzes a partir do dia 15, traz grupos de cinco países que resistem em produzir arte e cultura, mesmo sem muitos recursos. A maratona de artes cênicas foi apresentada nesta quinta-feira (12), pelos organizadores no Galpão Arthur Netto, em Mogi.

Na sua quarta edição, o Festival Knots Nudos chega ao Brasil, depois de ter sua origem em Berlim, na Alemanha, em 2011, passando por San Pedro, na Argentina em 2013 e dois anos depois, em Laz Paz, na Bolívia. O significado do nome, aliás, é bem sugestivo. “Representa os nós das cordas, mas também o nós da coletividade”, explicou Jorge Peloso, da companhia IMPULSO Coletivo, uma das participantes do evento.

Serão cerca de 50 pessoas de vários grupos vindos da Argentina, Peru, Espanha, Bolívia e Brasil, que durante 14 dias vão circular por três espaços culturais de Mogi: Casarão da Mariquinha, no Centro, Espaço Cultural João de Miranda Ortiz, na Vila Oliveira e o Arthur Netto, no Jardim Santista. “Começamos a discutir a ideia de promover um festival internacional desde dezembro de 2015”, lembrou Manoel Mesquita, do Galpão Arthur Netto. A ideia foi amadurecendo até que no segundo semestre de 2016 houve reuniões periódicas para colocar o evento em prática. Naquele ano houve convocatória para os grupos, na possibilidade de obter recursos via editais do governo, o que não aconteceu. Ainda sim, a proposta do festival foi mantida com a arrecadação de recursos via vaquinha virtual e doações, campanha que continuará até o final do evento. “Estamos fazendo este festival sem qualquer recurso público, como prova da resistência desses grupos que há décadas sobrevivem fazendo arte na nossa região”, destacou Peloso.

Durante a coletiva de imprensa, o grupo Ícono Teatral, da Argentina apresentou uma esquete de uma das peças que serão apresentadas durante o festival.



Abertura
A abertura do Knots Nudos será neste domingo (15), a partir das 17h, no Galpão Arthur Netto, com a apresentação de uma orquestra de choro, intervenção com bonecos do Grupo Bandolengos e a Cia. Teatro Roda Mundo e também com as presenças dos bonecões gigantes de Sabaúna e do grupo Jabuticaqui – Ritmo e Tradição. A programação completa está encontra no site do festival.

SERVIÇO
Knots Nudos Theatre Festival
Data: de 15 a 29/01
Local: Mogi das Cruzes (confira os endereços abaixo)
Horário: conforme a programação
Valor: Pague no chapéu
Fotos: Delcimar Ferreira

Locais
Galpão Arthur Netto: Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23, Jardim Santista
Casarão da Mariquinha: Rua Alfredo Cardoso, 2, Centro
Espaço Cultural João de Miranda Ortiz: Rua Coronel Cardoso de Siqueira, 1.334, Vila Oliveira



Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .