Campanha Pense Rosa divulga dicas de prevenção ao câncer de mama

    0

O aplicativo é formado por um pequeno questionário sobre estilo de vida. No final, os usuários recebem uma dica de prevenção ao câncer de mama e o resultado do teste.

Amamentar, praticar atividades físicas regularmente e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas são algumas dicas que estão sendo divulgadas na página “Eu Penso Rosa”, criada na rede social “Facebook” especialmente para o evento anual de combate ao câncer de mama. Outra novidade é a criação de um aplicativo eletrônico onde as mulheres irão responder um questionário sobre estilo de vida. O objetivo é avaliar o quanto elas ‘pensam rosa’, ou seja, como estão suas práticas de hábitos saudáveis.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, as ferramentas virtuais estão sendo criadas para ampliar a divulgação da Campanha Pense Rosa em Mogi das Cruzes. “Nos últimos dois anos, tivemos uma experiência muito gratificante com o Facebook para a Campanha do Agasalho. Por meio da rede social, conseguimos ampliar de forma significativa a arrecadação de meias e de outros agasalhos. Queremos repetir este sucesso na Campanha Pense Rosa e usando novamente a rede social, agora para levar informações importante às mulheres sobre como prevenir o câncer de mama”, explica ela, lembrando que a página e o aplicativo foram desenvolvidos por equipes técnicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O lançamento da Campanha Pense Rosa acontece no próximo sábado, dia 27 de outubro, às 10 horas, no novo Pró-Mulher. A unidade, entregue há pouco mais de um mês, reúne uma série de serviços de atendimento à saúde da mulher, entre eles exames de mamografia e consultas com médicos ginecologistas e, em casos especiais, também com mastologista. “Em pouco mais de três anos, conseguimos acabar com a fila de espera para a realização de exames de mamografia e, o que é mais importante, conseguimos também desburocratizar os encaminhamentos para este tipo de exame. Hoje, os casos necessários de mamografia podem ser identificados e encaminhados não só por ginecologistas, mas também por clínicos gerais e enfermeiros”, informa o secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis.

Em 2009, apenas o Hospital Luzia de Pinho Melo contava com aparelho de mamografia e muitas pacientes mogianas eram encaminhadas para realizar o exame fora do município. Nos últimos três anos e meio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou três novos mamógrafos na cidade: na Única – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, no AME – Ambulatório Médico de Especialidades, parceria com o Governo do Estado, e também no novo Pró-Mulher. Com a nova estrutura, uma média de mil mamografias são realizadas todos os meses.

Evento
Além do evento de abertura, a Campanha Pense Rosa realizará o Papo Rosa, que serão conservas dinâmicas com profissionais de saúde entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, nos períodos da manhã e tarde, no Pró-Mulher 1. O endereço é rua Manoel de Oliveira, nº 30, bairro do Mogilar. Informações pelo telefone 0800-770-5585 (ligação gratuita).

Dicas de prevenção ao câncer de mama
• Pratique exercícios: Natação, dança de salão, corrida ou caminhada. Escolha a atividade física que mais combina com você e esqueça a vida sedentária.
• Evite o excesso de peso: O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para várias doenças, inclusive o câncer de mama.
• Cuidado com a alimentação: Adote uma dieta rica em vegetais e frutas e pobre açúcar, carboidratos refinados e gordura. C
• Beba pouco ou nenhum álcool: O uso de álcool está associado ao aumento do risco de câncer de mama.
• Evite a terapia de reposição hormonal: Se precisar utilizar hormônios para controlar os sintomas da menopausa, procure sempre orientação e acompanhamento médico.
• Largue o cigarro: Estudos garantem que fumar a longo prazo aumenta o risco de câncer de mama em algumas mulheres.
• Amamente durante o maior tempo possível: Mulheres que amamentam seus bebês por pelo menos um ano têm um risco reduzido de desenvolver câncer de mama mais tarde.
• Faça auto-exame de mama mensal: Em 90% dos casos, é a própria mulher quem descobre alterações em sua mama.
• A partir dos 40 anos, faça mamografia: O diagnóstico precoce do câncer de mama já salvou a vida de milhares de mulheres em todo o mundo. Informe o seu médico sobre casos de câncer de mama na família.
• Aprenda a lidar com estresse e ansiedade: Alguns estudos mostraram que as mulheres que vivem uma rotina muito agitada e estressante têm quase o dobro de chances de desenvolver a doença.

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .