ENCONTRO DE FOLIAS REÚNE 14 GRUPOS NESTE SÁBADO EM MOGI

    0


 
Foto: Divulgação
Para quem quer recordar os tempos de antigamente, a Associação Pró-Festa do Divino de Mogi das Cruzes promoverá o “5º Encontro de Folias do Divino Espírito Santo”, neste sábado (2), com a participação de 14 grupos de diferentes cidades, além de Mogi. As apresentações ocorrerão no Largo do Rosário, a partir das 10h30. À noite, ainda como parte do Encontro, será realizado o “Show Folia & Viola”, às 19h30, no Theato Vasques.

A programação, de acordo com o coordenador do evento, Josemir Ferraz Campos, já está praticamente fechada. Ele só aguarda a confirmação do grupo da cidade de Cunha (SP).

Campos explica que as delegações vão ser recepcionadas com um café da manhã, na Associação Pró-Festa. Às 9 horas, o padre Thiago Cosmo fará uma bênção de abertura do evento. Em seguida, os grupos seguem para a concentração na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes. De lá, por volta de 10 horas, todos saem em cortejo em direção ao Largo do Rosário. As apresentações serão realizadas a partir das 10h30. A expectativa de Campos é de que até as 15h30 o evento termine. De volta à Associação, no Mogilar, o representante de cada um dos 14 grupos vai receber um troféu e todos os 170 foliões receberão um certificado de participação. As cidades participantes são: Ubatuba, Lagoinha, Santa Branca, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Arujá, Guararema, Guarulhos e São Paulo, com um grupo de cada cidade, e Salesópolis, com cinco grupos.

Segundo o coordenador do evento, a proposta do Encontro de Folias é valorizar e manter viva a tradição dos grupos de folias, que “estão disseminados por todo o território nacional nas cidades em que há Festas do Divino”. “Na sua origem, esses grupos de cantadores peregrinavam principalmente pela Zona Rural das localidades, pedindo esmolas para a realização da Festa do Divino. Ainda hoje, em alguns Estados, como Goiás, Minas Gerais e Tocantins, eles fazem essa peregrinação. Aqui, no Estado de São Paulo, são raros os casos”, explica Campos.

Show Folia & Viola
O Show Folia & Viola será realizado a partir das 19h30, no Theatro Vasques. A entrada é gratuita, mas a organização do evento pede que seja doado um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada para a Casa de Assis, entidade que presta assistência aos moradores em situação de rua.

A abertura das atrações ficará por conta do coordenador do evento ​Josemir Ferraz Campos. O historiador e professor Jurandyr Ferraz de Campos fará a apresentação do ​show, que terá a participação de alguns grupos que estiveram no “Encontro de Folias” e de cantores como Henriette Fraissat, Meyson e Aline Chiaradia.

Show Folia & Viola ​ - Theatro Vasques ​
1 –      Abertura: Josemir Ferraz Campos
Apresentação: Jurandyr Ferraz de Campos

2 –      Folia do Divino de Ubatuba
Mestre Pedro Vitor dos Santos

3 –      Saudação à Bandeira do Divino, de Nelson Prudente e Josemir Campos
Interpretação: Nelson Prudente e Sarnei

4 –      Folia do Divino de Lagoinha (SP)
Mestre Amarildo

5 –      É na porta da sua casa, de José Leite
Interpretação: Folia do Divino “Rezadores do Divino” do Distrito de Nossa Senhora dos Remédios, Salesópolis (SP)

6 –      A Bandeira do Divino, de Torrinha e Canhotinho
Interpretação: Orquestra de Viola de Mogi das Cruzes (Vanderlei, Gabriel, Agenor, Dias, José Adão e Valdomiro)´

7 –      Folia do Divino Estrela Guia de Biritiba Mirim (SP)
Mestre Nei

8 –      Bandeira do Divino, de Moreno e Moreninho
Interpretação: Trio do Divino (Sidnei, Toninho e João)

9 –      Romaria, de Renato Teixeira
Interpretação: Henriette Fraissat

10 –    Folia do Divino, de Andrade e Hamilton Carneiro
Interpretação: Orquestra de Viola de Mogi das Cruzes (Vanderlei, Gabriel, Agenor, Dias, José Adão e Valdomiro)

11 –    Divino, de Meyson
Interpretação: Aline Chiaradia

12 –    Engenho de Gente, de Meyson
Interpretação: Cantadores do Divino (Dani, Gleber, Mateus e Meyson)

13 -     Apoteose: A Bandeira do Divino, de Ivan Lins
Interpretação: convidados e plateia


Fonte: Associação Pró-Festa do Divino

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .