GUARAREMA TEM TEATRO DE MAMULENGOS NESTE SÁBADO

    0

Casa da Memória também recebe exposição de bonecos - Foto: Larissa Braga/Prefeitura de Guararema

Remontando a cultura popular nascida em Pernambuco, o Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello” (Praça do Centro Artesanal), em Guararema, será palco de uma encenação teatral com mamulengos neste sábado (19), às 16 horas.

O Projeto Circulação do Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns apresenta a peça "O Mamulengo no Cinema". A entrada é gratuita e livre para todas as idades. O Parque de Lazer fica na Rua Padre Cornélio, travessa da Rua 19 de Setembro.

Sinopse
A história conta sobre o personagem coronel Vicente Pompeu que recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema que realiza um filme com o “Boi Pintadinho” e sobre o reisado. O coronel reluta e diz não querer saber de nenhum filme com seu boi predileto, porque isso poderia dar azar. Mas os gringos, muito inteligentes, dizem que o filme vai ser bom para o boi e para o coronel, pois vai divulgar sua fazenda para o mundo e melhorar seus negócios. O coronel permite então a filmagem e manda chamar Simão para coordenar todo o processo. Quando Simão chega, descobre que a história é uma grande farsa e faz peripécias para que tudo aconteça com igualdade e justiça”.

Exposição
Além da peça, quem passar por Guararema pode aproveitar para conferir a exposição “O Teatro Popular de Bonecos do Brasil”, na Casa da Memória.

Trata-se de uma exposição sobre um modelo de teatro no qual são usados bonecos de luvas, varas e varetas, praticamente feitos a partir de uma madeira chamada mulungu.

Neste modelo de teatro, os bonecos são manipulados de maneira teatral, conduzindo personagens fixos, de linguagem peculiar em seus textos improvisados, utilizando de picardia, música e dança.



A exposição acontece na Casa da Memória Antonia Guilherme Franco, até o dia 15 de maio. O endereço é Rua Dona Laurinda, nº 138 – Centro.



Serviço
O Mamulengo no Cinema
Local: Praça do Centro Artesanal - Rua Padre Cornélio, s/n
Data: Sábado (19)
Horário: 16h
Grátis


Exposição - Teatro Popular de Bonecos do Brasil
Local: Casa da Memória - Rua Dona Laurinda, nº 138 – Centro
De quarta a sexta-feira, das 10h às 13h e das 15 às 18h
Sábado, domingo e feriados, das 13h às 18h
Até 15 de maio
Grátis

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .