ARTHUR NETTO RECEBE PEÇA SOBRE OS CÂNTICOS DOS ESCRAVOS NESTE DOMINGO

    0

Espetáculo é fruto de pesquisa sobre os vissungueiros

Para abrir a agenda 2018, o Galpão Arthur Netto, em Mogi das Cruzes, recebe neste domingo (25), às 19 horas, o núcleo artístico Ponte Elemento PER, de São Bernardo do Campo com um projeto-pesquisa sobre os vissungueiros, pessoas que entoam antigos cânticos afro-brasileiros de origem Bantu. O espetáculo "Episódio II: Mileke entre Pedras e Piercings" é a sequência de uma obra iniciada em 2015, que teve o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e agora foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e circulará pelo Estado neste ano.

O nome do projeto é sugestivo. Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante mostra o quão raro hoje em dia é encontrar quem cante vissungos. Embora remeta a um passado triste da história do Brasil do período escravocrata, essas loas tinham sua beleza na harmonia, ritmo e melodia. Os negros por vezes eram vistos cantando durante o trabalho. Os vissungos demarcavam os períodos do cotidiano e remetem a ancestralidade africana.

Nesta segunda fase, a criação desta obra se desenvolve em torno das memórias de Ivo Silvério da Rocha - considerado o último vissungueiro - no período em que, vindo da vila de Milho Verde, interior de Minas Gerais, viveu na cidade de São Bernardo do Campo, entre 1972 e 1979. Este período é relatado no livro autobiográfico “Memórias de um Catopê”.

No encontro entre cantos de tradição seculares e os corpos cantantes de jovens da era tecnológica, emergem, às vezes suavemente, às vezes em atrito, diálogos entre as experiências de um mestre da cultura popular de matriz africana - que testemunhou as tensões de uma cidade industrial em plena época de ditadura militar e movimentos sindicais dos metalúrgicos – e as experiências de seus “irmãos mais novos”, que em meio ao brilho fascinante de automóveis e telas, buscam encontrar o sentido e o valor dos velhos diamantes invisíveis, profundamente enterrados. Na cidade, no outro, em si mesmos?

No elenco Adriellen Neves, Debora Vaz, Jean Rocha, Jéssica Pina e Marisa Mariano. A direção é de Luciano Mendes de Jesus.

SERVIÇO
Episódio II: Mileke entre Pedras e Piercings
Data: 25/02
Horário: 19h
Local: Galpão Arthur Netto - Av. Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jardim Santista, Mogi das Cruzes
Valor: Não informado
Classificação: 10 anos
Foto: Bea Costa

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .