COLETIVOS DO ALTO TIETÊ LANÇAM CARTA MANIFESTO CONTRA ATO DA PM NA PRISÃO DE ATOR DE SANTOS

    0

Os coletivos culturais do Alto Tietê abaixo-assinados e demais instituições da sociedade civil repudiam a atitude da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que no último domingo (30), interromperam a apresentação do espetáculo teatral "Blitz - o império que nunca dorme", realizado pela trupe "Olho da Rua", na Praça dos Andradas, no Centro Histórico de Santos (SP), no litoral paulista.

Não bastasse a atitude desmedida de interromper a exibição das cenas da peça de teatro, o que configura censura, o ator Caio Martinez Pacheco, que é produtor e diretor foi detido pelos policiais, sem motivação explícita aparente.

Ainda que o espetáculo traga em seu conteúdo, críticas a própria instituição militar é inaceitável o que ocorreu na Praça dos Andradas.

Isso atenta contra um princípio fundamental, que é a liberdade de expressão, protegida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além disso, fere a Constituição, que em seu artigo 5º, inciso IX, explicita que "é livre a expressão da atividade artística, científica, e de comunicação". Segudo relatos e vídeos divulgados na internet, o ator saiu algemado "por resistir à prisão", detenção essa ainda a ser explicada.

Espera-se que as autoridades competentes como a Ouvidoria da Polícia Militar tome conhecimento deste lamentável episódio e adote providências a fim de apurar a conduta dos policiais. Uma atitude dessas, que nos remete a um passado tenebroso e que nunca poderemos esquecer, precisa ser exemplarmente punida.

É o que esperamos que aconteça.

Não calar-se diante da opressão é a melhor forma de manter viva a chama da democracia.

Assinam essa carta:

Agenda Cultural do Alto Tietê
Jornal Plural
Teatro Contadores de Mentira
Balcão da Arte
Cia. Siso Teatral
Cia Atores InSanos
Troupe Parabolandos
Coletivo BiciMogi
Núcleo Teatral Opereta
Cia. Teatro Rodamundo
Grupo Bandolengos
Grupo Quântica Teatro Laboratório
Associação Cultural Literatura do Brasil
Coletivo Sarau na Galeria

Nenhum comentário :
Write comentários

Powered by Blogger .